J. K. Rowling está salvando florestas antigas


Há dez anos, o Canadá e a maior parte da indústria de publicação mundial imprimiam seus livros em papeis feitos de árvores já crescidas. Enquanto circundada por árvores antigas da província canadense British Columbia, a empresária Nicole Rycroft não conseguia entender o por quê dessas impressões.

"Saber que árvores de 800 anos estavam desaparecendo nos romances de Jackie Collins ou em fotocópias parece absurdo para mim.", disse ela. "Se você já esteve em uma clareira, parece que você está na lua. Realmente parece um ato de violência."

Aparentemente, a razão para isso era econômica: papel reciclado era mais caro e sua demanda era baixa. Rycroft decidiu que aumentar a demanda era algo que ela poderia conseguir, começando com autores e editoras tomando partido do caso. Um de seus sucessos foi conseguir o apoio de J.K. Rowling, logo no início de seu projeto.

"Há a Bíblia e há Harry Potter. Você não consegue muitos livros mais largos do que esses dois títulos. Nós entramos em contato [com Rowling] quando estávamos trabalhando com a [distribuidora de livros] Raincoast Books na quinta edição de [Harry Potter]. Ela nos proporcionou uma citação personalizada que apareceu apenas na edição canadense daquele livro. J.K. Rowling é tímida em se tratando de mídia, então ter uma confirmação personalizada sua foi uma grande jogada."

Isso começou uma revolução no papel que as editoras canadenses usavam, mudando todo o fornecimento e fazendo com que 700 dos maiores consumidores do produto se comprometessem a protejer florestas desenvolvidas. Hoje, em qualquer livraria do Canadá existem centenas de títulos impressos em papel amigo do meio ambiente.

Confira a citação enviada por Rowling e que aparece impressa nos livros canadenses:
"A floresta em Hogwarts é lar de criaturas mágicais tais como unicórnios e centauros. Porque as edições canadenses são impressas em papel Ancient Forest Friendly ("amigo das florestas antigas"), os livros Harry Potter estão ajudando a salvar florestas magníficas no mundo trouxa, lares de animais mágicos como orangotangos, lobos e ursos. É uma boa ideia respeitar árvores antigas, especialmente se elas tiverem o temperamento do Salgueiro Lutador."

Fonte: Beco Diagonal

Comentários