I.E. Effects fala sobre a conversão 3D de Relíquias da Morte: Parte 2



Uma das empresas envolvidas na conversão de Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 do 2D para 3D estéreo, explicou o procedimento feito para trazer uma profundidade de campo para as cenas, e não ter efeitos saindo da tela.

A compania I.E. Effects fundada por David Kenneth e com sede em Los Angeles e em Michigan, EUA, converteu várias cenas-chave de Relíquias da Morte: Parte 2, incluindo as cenas de abertura no Chalé das Conchas, linha por linha durante um período de seis meses.


O processo de conversão estéreo

Converter um filme 2D para 3D estéreo é trabalhoso e requer qualificados artistas de efeitos visuais para criar um resultado final que pareça natural. Ao invés de uma única imagem para cada parte, o conteúdo 3D estéreo tem dois pontos de vista – um para cada olho.

Criação de duas imagens separadas de um única visão requer ajustes sutis para o ângulo de visão para cada elemento da imagem. O processo começa com rotoscopia – corte manualmente de elementos para fora da imagem e, em seguida, atribuindo-lhes valores de profundidade para fazer partes diferentes da imagem parecer mais perto ou mais longe. Estes valores de profundidade permiti que os artistas reposicionem cada elemento para o olho direito e o esquerdo. Uma vez no lugar, os detalhes que faltam para as imagens do olho esquerdo e direito precisam ser “pintadas” quadro a quadro.

As cenas entregues para a I.E. Effects incluíram tanto cenas internas quanto externas. “Você tem que empurrar o 3D muito mais para cenas externas, então há geralmente muito mais ‘pintura’”, disse Dennis Michel, supervisor de efeitos visuais da I.E. Effects. “Mas as cenas internas costumam ter uma menor profundidade de campo, o que significa mais ajustes sutis “, explicou.

Vários partes na seqüência de abertura incluiu elementos muito finos, como cabelos ao vento. “O personagem Olivaras (John Hurt) é um sábio velho mago com cabelos ralos”, disse Michel. “O cabelo é um desafio interessante para qualquer tipo de trabalho de efeitos visuais. Para este filme, tivemos uma pequena equipe de artistas de pintura e individuais ajustes durante algum tempo até chegarmos ao 3D estéreo certo.”

Áreas desfocadas das cenas fornecem outro desafio no processo de conversão estéreo. Cineastas costumam usar uma pequena profundidade de campo para dar o seu trabalho de um olhar “fílmico” que chama a atenção do espectador para uma área na imagem. Esta técnica cria um foco suave, ou até mesmo em primeiro plano desfocado e elementos de fundo.

Em vez de sair da tela, Kenneth sente que a boa estereoscopia é mais sutil e puxa o público para dentro da cena, tornando-se confortável e natural. “O 3D é o fornecimento de uma experiência imersiva que é tão próxima da vida real nos cinemas. É como uma mistura de som e visão, fazendo a história muito mais imediata.”


Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 encontra-se nos cinemas de todo o mundo em 2D, 3D e IMAX.

Fonte: Clube do Slugue

Comentários