Harry Potter e o Cálice de Fogo é o quarto livro da série Harry Potter, escrita por J.K. Rowling.
Verão, Harry Potter, agora com 14 anos, sente sua cicatriz arder durante um sonho bastante real com Lord Voldemort, o qual não consegue esquecer; três dias depois, já em companhia da família Weasley, com quem foi passar o restante das férias, na final da Copa Mundial de Quadribol, os Comensais da Morte, seguidores de Você-Sabe-Quem, reaparecem e alguém conjura a Marca Negra – o sinal de Lord Voldemort – projetando-a no céu pela primeira vez em 13 anos, causando pânico na comunidade mágica. Será que o terrível bruxo está voltando? Tudo indica que sim...
O ano letivo já começa agitado. Harry volta para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts para cursar a quarta série. Acontecimentos inesperados – como, por exemplo, a presença de um novo professor de Defesa Contra as Artes das Trevas e um evento extraordinário promovido na escola – alvoroçam os ânimos dos estudantes. Para surpresa de todos não haverá a tradicional Copa Anual de Quadribol entre Casas, que será substituída pelo Torneio Tribuxo, uma competição amistosa entre as três maiores escolas européias de bruxaria — Hogwarts, Beauxbatons e Durmstrang — que não se realizava havia um século. A competição é dividida em tarefas, cuja finalidade é testar a coragem, o poder de dedução, a perícia em magia e a capacidade de enfrentar o perigo dos campeões.
Apesar de alunos menores de 17 anos não poderem se inscrever no Torneio, inexplicavelmente Harry é escolhido pelo Cálice de Fogo, um grande copo de madeira, toscamente talhado, cheio até a borda com chamas branco-azuladas, para competir como um dos campeões de Hogwarts. Tendo a seu lado os fiéis amigos Rony Weasley, Hermione Granger e agora também o seu padrinho, o bruxo Sirius Black, que fugiu de Azkaban no ano anterior, o menino feiticeiro tentará escapar mais uma vez das armadilhas do Lorde das Trevas.
Além de todos os desafios, feitiços a serem aprendidos, poções a serem preparadas e aulas de Adivinhação, entre outras, a serem assistidas, Harry terá que lidar ainda com os problemas comuns da adolescência: amor, amizade, aceitação e rejeição. Harry Potter e o Cálice de Fogo é o tipo de livro que fascina, encanta, surpreende e prende a atenção até o último segundo – o quarto livro de uma saga recomendada para todas as idades.
Ficha Técnica
Título original: Harry Potter and the Goblet of Fire
Autora: J.K. Rowling
Editora britânica: Bloomsbury
Editora americana: Scholastic
Editora brasileira: Rocco
Publicação: Julho de 2000
Lançamento: Junho de 2001
Páginas: 584
Capítulos: 37
Tradução: Lia Wyler
Ilustradora: Mary Grand-Pré
Sinopse
É tempo de férias de verão e, certa noite, em seu quarto na rua dos Alfeneiros n°4, Harry Potter acorda com a cicatriz ardendo intensamente. Teve um sonho estranho, sobre o qual não conseguiu parar de pensar, intrigado, até receber aquele convite dos Weasley para assistir, nada mais nada menos, à Copa Mundial de Quadribol.
Não foi fácil convencer seu tio Válter a deixá-lo passar o resto das férias na casa da família Weasley, mas ultrapassada esta barreira, Harry começa a vibrar com todas as emoções que envolvem um jogo internacional de quadribol. A magia acontece… e é real todo o deslumbramento de nosso bruxinho órfão diante das extraordinárias equipes de atletas irlandeses e búlgaros, que se confrontam numa emocionante partida. No entanto, uma coisa terrível acontece e lança uma sombra sobre tudo e, principalmente, sobre Harry Potter.
O recomeço de mais um ano letivo vem amenizar os temores de Harry, que compartilha com os melhores amigos, Ron Weasley e Hermione Granger, todas as aventuras emocionantes que continuam a acontecer na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Também neste quarto ano, acontecimentos inesperados – como, por exemplo, a presença de um novo professor de Defesa Contra a Arte das Trevas e um evento extraordinário promovido na escola – alvoroçam os ânimos dos estudantes. Outras escolas de magia se apresentam e alguns de seus alunos, ao lado de veteranos de Hogwarts, liderados pelo sábio Prof. Dumbledore, terão de demonstrar todas as habilidades mágicas – e não-mágicas – que vêm adquirindo ao longo de suas vidas. Estarão eles preparados para tudo que lhes está reservado? Seu desempenho será satisfatório para que nada de grave lhes aconteça?
Dedicatória
A Peter Rowling,
à memória do Sr. Ridley
e para Susan Sladden,
que ajudou Harry a vir à luz.
Capítulos
01 – A Casa dos Riddle
02 – A Cicatriz
03 – O Convite
04 – De Volta à Toca
05 – As Gemialidades Weasley
06 – A Chave de Portal
07 – Bagman e Crouch
08 – A Copa Mundial de Quadribol
09 – A Marca Negra
10 – Caos no Ministério
11 – A Bordo do Expresso de Hogwarts
12 – O Torneio Tribruxo
13 – Olho-Tonto Moody
14 – As Maldições Imperdoáveis
15 – Durmstrang e Beauxbatons
16 – O Cálice de Fogo
17 – Os Quatro Campeões
18 – A Pesagem das Varinhas
19 – O Rabo-Córneo Húngaro
20 – A Primeira Tarefa
21 – A Frente de Libertação dos Elfos Domésticos
22 – A Tarefa Inesperada
23 – O Baile de Inverno
24 – O Furo Jornalístico de Rita Skeeter
25 – O Ovo e o Olho
26 – A Segunda Tarefa
27 – O Retorno de Almofadinhas
28 – A Loucura do Sr. Crouch
29 – O Sonho
30 – A Penseira
31 – A Terceira Tarefa
32 – Osso, Carne e Sangue
33 – Os Comensais da Morte
34 – Priori Incantatem
35 – Veritaserum
36 – Os Caminhos se Separam
37 – O Começo
Comentários
Postar um comentário